A equipa que está nesta foto foi a formação da Portugal Talentus que com todo o mérito se sagrou Campeã Nacional de Estafetas Mistas.

Esta competição resumiu-se a uma disputa direta entre a Portugal Talentus, o SL Benfica e o CN Torres Novas, com o Olímpico de Oeiras e o Sporting CP logo atrás à espreita da sua oportunidade.

No primeiro troço o Benfica através da super Melanie Santos entregou na frente, com Madalena Almeida do Torres Novas logo a seguir e Petra Kuříková, do nosso clube, a 30 segundos.

Thomas Sayer recebeu o testemunho de Petra e fez uma prova canhão deixando o segundo atleta do Benfica a 1 minuto e 30 e disputando a prova até ao último metro com Ricardo Batista do Torres Nas.

Ao longo do terceiro troço a nossa Marta Sikora manteve-se lado a lado com a atleta do Torres Novas até ao final do ciclismo, ganhando depois 15 segundos na corrida final.

Alexandre Nobre partiu assim para o último troço na frente, com 15 segundos de avanço para o José Vieira do Torres Novas e 1 minuto de avanço para João Pereira do Benfica. Sabendo-se do potencial de João Pereira (5º nos últimos Jogos Olímpicos) e do facto de Alexandre Nobre ter feito um triatlo duríssimo na tarde do dia anterior, 20 horas antes, onde tinha sido 2º classificado, enquanto João Pereira estava fresquinho, adivinhava-se tarefa difícil para o Alexandre manter aquele avanço.

Foi pois um quarto troço empolgante. João Pereira recuperou somente 4 segundos na natação e partiu para o ciclismo junto com José Vieira, encetando uma perseguição ao Alexandre Nobre, que pedalava sozinho na frente. Quase o alcançaram no final do segmento de ciclismo, iniciando-se a corrida final com o Alexandre Nobre ligeiramente à frente dos outros dois concorrentes. João Pereira forçou o passo logo no início da corrida e juntaram-se os 3 ao fim dos primeiros 300m. Novo ataque do João e José Vieira descolou. Um jovem talento ainda Júnior que também tinha feito o Triatlo de Portimão na véspera. O Alexandre Nobre aguentou o ataque e seguiu colado a João Pereira que forçava o andamento tentando isolar-se. A cerca de 300 metros do fim, Alexandre Nobre passa para a frente, iniciando um forte sprint, João Pereira responde e contra-ataca logo a seguir acabando por descolar o Alexandre a 200 m do final e terminando com 3 segundos de avanço. José Vieira do Torres Novas acabou em terceiro lugar a 40 segundos do primeiro.

Emocionante competição onde os primeiros clubes e os seus atletas honraram o Triatlo e o Desporto. A qualquer deles se ajustava perfeita e justamente o título de campeão. Infelizmente para o João Pereira e para o SL Benfica, a equipa de arbitragem terá detetado uma infração por ausência de dorsal e o Benfica foi desclassificado, acabando o título por ser entregue à Portugal Talentus, com o CN Torres Novas em segundo (ambos se apuraram para o Campeonato da Europa de Clubes) e o Olímpico de Oeiras em terceiro.

Parabéns João Pereira. Parabéns SL Benfica. Parabéns CN Torres Novas.

Parabéns também para os nossos quatro triatletas que fizeram uma prova magnífica e garantiram um apuramento muito importante para o Europeu de Clubes. Em Outubro de 2019 na cidade de Lisboa, a Portugal Talentus lá estará para disputar os primeiros lugares do Campeonato da Europa de Clubes!