A Associação Portugal Talentus foi criada em 30 JUN 2014 e deu início à sua atividade nos primeiros meses de 2015.

A situação económica difícil que se alastra pela Europa e pelo Mundo em geral, mas particularmente sentida em Portugal e em alguns países em desenvolvimento, desafiou-nos para a constituição de uma associação de apoio a jovens talentos nas áreas da Ciência, Ambiente e Desporto, muito em especial tendo em conta as assimetrias de âmbito territorial, económico e social, bem características do nosso país.

Com a criação da Portugal Talentus procurámos dar resposta ao talento não revelado por falta de captação e acompanhamento e, pelo próprio desconhecimento que famílias e comunidades possuem sobre as reais competências e capacidades dos seus membros. Tentaremos dar resposta a debilidades e insuficiências de âmbito estrutural sentidas em meios economicamente desfavorecidos e em regiões do interior do país de um modo particular, bem como em todo o território nacional, de um modo geral.

A Portugal Talentus constituiu-se como pessoa coletiva de direito privado, uma associação sem fins lucrativos, pretendendo no futuro vir a ser registada no MNE, como Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD).

1. ÁREA DA CIÊNCIA E AMBIENTE

CONCEITO

A relevante importância do desenvolvimento da ciência e o seu contributo para o progresso social e tecnológico são sobejamente reconhecidos.

Contudo, nem sempre os alunos com mais aptidões naturais para as áreas científicas são devidamente motivados a continuarem os seus estudos neste campo.

Atendendo ao contexto económico e social em que o nosso país e toda a Europa se encontra, o sucesso profissional e o nível de profissionalismo de cada indivíduo está intimamente relacionado, não só com a sua formação e experiência, mas principalmente com a sua vocação.

Quando um indivíduo consegue descobrir o seu talento natural e segui-lo na escolha de uma profissão, dá origem, com toda a certeza, a um indivíduo mais empenhado, produtivo e realizado.

Atualmente:

  • Quer nas escolas públicas, quer nas escolas privadas todos os docentes têm vindo a sentir uma enorme sobrecarga laboral;
  • Os tempos não letivos disponíveis para projectos ou outras atividades de caráter extra curricular são cada vez mais escassos;
  • O número de alunos por turma é elevadíssimo;
  • Os corpos docentes das escolas são reduzidos e sobrecarregados de trabalho, além de nem sempre serem estáveis, não permitindo trabalhos que excedam a duração de um ano letivo.

É neste contexto que desejamos intervir.

OBJETIVOS

A Portugal Talentus pretende:

  • Identificar talentos; (Pretende-se descobrir e/ou identificar alunos que possuem elevado espírito critico, boa capacidade de observação, bom raciocínio lógico/matemático e boa capacidade organizativa);
  • Promover actividades de desenvolvimento de capacidades; (Deseja-se estimular e proporcionar aos jovens talentos a participação em projetos nacionais, internacionais, concursos e desafios que possam elevar e desenvolver o gosto pela ciência e promover as suas aptidões naturais);
  • Dar apoio técnico e administrativo.

2. ÁREA DO DESPORTO

CONCEITO

Em termos desportivos e tendo em conta o trabalho desenvolvido por clubes e federações, numa primeira fase avançar-se-á desde logo para o acompanhamento de talentos já detetados em 4 modalidades: atletismo, triatlo, ciclismo e natação.

A ideia incidirá numa escolha de talentos, tendo como principal elemento de referência a adesão dos municípios. Serão acompanhados atletas dos municípios que desejem estabelecer uma parceria com a Portugal Talentus.

A 1ª fase do nosso projeto desenvolver-se-á entre 2015 e 2020, contando-se iniciar o trabalho com cerca de 5 talentos triatletas, constituindo-se como um clube de triatlo de alto rendimento.

Esta intervenção permite sistematizar um conjunto de apoios em complemento e estreita ligação com a atividade já desenvolvida pela federação e, neste caso, reforçando a vertente intrínseca e particular de cada talento.

OBJETIVOS

A Portugal Talentus pretende:

  • Acompanhar talentos; (Pretende-se acompanhar talentos do desporto com idades compreendidas entre os 15 e os 25 anos e que se tenham destacado nas suas modalidades, tendo já representado as respetivas seleções nacionais ou obtido classificações de pódio nos campeonatos nacionais dos seus escalões etários);
  • Promover actividades de desenvolvimento de capacidades; (Deseja-se estimular e proporcionar aos jovens talentos a participação em competições internacionais, “training camps” nacionais e/ou internacionais, bem como um regular acompanhamento pelo gabinete de psicologia desportiva da nossa associação, tentando potenciar ao máximo as suas capacidades e aptidões naturais);
  • Dar apoio técnico e administrativo. (Objetiva-se ultrapassar os obstáculos e dificuldades técnicas e administrativas que possam surgir quando se procura implementar projetos e formas de trabalho diferentes).

Nestes primeiros 4 anos desenvolvemos grande parte do nosso esforço na área do acompanhamento de talentos do triatlo, com a constituição do PORTUGAL TALENTUS TRIATLO TEAM.

Obtiveram-se em termos coletivos os seguintes resultados:

  • Vice-Campeão Nacional de Clubes (2015);
  • Campeão Nacional de Clubes (2016);
  • Campeão Nacional de Clubes (2017);
  • Campeão Nacional de Estafetas / Sub-23 (2017);
  • Campeão Nacional de Clubes (2018).

Em termos individuais foi importante o apoio atribuído aos nossos melhores atletas para progredirem nas suas carreiras e alcançarem inúmeros resultados de nível internacional, casos de Alexandre Nobre, David Luís, Pedro Gaspar, Filipe Azevedo e Diogo Silva, e também a alguns talentos de outros países, nomeadamente Antonio Benito, Jérémy Quindos e Bob Haller.

Para que o financiamento desta atividade de alto rendimento fosse exequível, decidiu-se desde o início que teríamos de organizar um grande evento que canalizasse verbas para apoiar a atividade competitiva do clube. Surgiu pois a CORRIDA CIDADE DE ALVERCA.