2019
Marco Tulio Pellegrini
Marco Tulio Pellegrini é desde Abril de 2017 o Presidente e CEO da OGMA - Indústria Aeronáutica de Portugal, empresa Centenária, sediada em Alverca, controlada pela Embraer e pelo Estado Português e especializada em serviços Manutenção Aeronautica e Fabricação e Montagem de Aeroestruturas.
Antes, Marco Tulio foi durante 3 anos Presidente e CEO da Embraer Executive Jets depois de ter sido, por igual período, vice-presidente sénior de Operações e COO da empresa. A sua experiência na indústria aeroespacial conta com mais de 30 anos, a maioria dos quais no Top Management da Embraer.
Antes de suas funções no negócio da aviação executiva, foi o vice-presidente de novos programas da Embraer - Mercado de Aviação Comercial e anteriormente vice-presidente de produção e estratégia industrial, responsável pela fabricação, engenharia de fabricação, ferramentaria e arquitetura industrial.
Antes disso, foi vice-presidente de Inte ligência de Mercado para os Jatos Executivos, responsável pela estratégia de produtos, suporte a vendas, avaliação de mercado, marketing e análise competitiva para a aviação executiva. Foi ainda Gerente Sénior de Planeamento Industrial, responsável pela arquitetura industrial e seleção de locais para novas instalações da Embraer no Brasil, nos Estados Unidos e em Portugal, no caso a Embraer Évora.
Antes de ingressar na Embraer, Marco Tulio Pellegrini passou parte de sua carreira na Vasp, uma grande companhia aérea brasileira, trabalhando como Gerente Sénior de Garantia da Qualidade.
A sua experiência inclui um programa de formação de um ano nas instalações da McDonnell Douglas em Long Beach nas áreas de P&D e de produção. Detém o Mestrado em Ciências em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo. Depois de se formar, Marco Tulio Pellegrini iniciou a sua carreira num fabricante de componentes automóvel, como Engenheiro de Manufatura.
2018
Madrinha
Inês Henriques
Inês Henriques nasceu em Santarém a 1 de Maio de 1980, é uma marchadora portuguesa, campeã mundial e recordista do mundo dos 50 Km Marcha.
Treina no Clube de Natação de Rio Maior e é treinada desde tenra idade pelo melhor treinador português de marcha atlética, Jorge Miguel. Participou no Campeonato da
Europa de Atletismo de 2002, em Munique, na Alemanha, ficando no 15º lugar.
No Campeonato do Mundo de Atletismo de 2005 em Helsínquia na Finlândia ficou no
27º lugar e no Campeonato da Europa de Atletismo de 2006, em Gotemburgo, na Suécia, obteve a 12º posição.
No Campeonato do Mundo de Atletismo de 2007, em Osaka, no Japão, foi 7ª classificada, no Campeonato Mundial de Atletismo de 2009, em Munique, na Alemanha, classificou-se na 11ª posição e no Campeonato da Europa de Atletismo de 2010, em Barcelona ficou no 9º lugar.
Em 15 de Janeiro de 2017, em Porto de Mós, na sua primeira competição de 50 Km, Inês Henriques estabeleceu um novo record do mundo da distância, com 4h 08.26, precisamente a abrir o ano em que a distância passou a fazer parte do programa
oficial no setor feminino.
Em 13 de agosto de 2017 ganhou a medalha de ouro nos 50 km marcha dos Mundiais de Londres batendo novamente o seu recorde do mundo com o tempo de 4.05.56, na primeira vez que esta prova foi disputada no Campeonato Mundial de Atletismo.
Inês Henriques paraticipou nos Jogos Olímpicos de Atenas 2004, Londres 2012 e Rio 2016. Nestes últimos obteve a sua melhor prestação olímpica com um 12º lugar.
A atual recordista mundial dos 50 Km Marcha foi eleita atleta do ano 2017 pela Confederação do Desporto de Portugal, tendo recebido também o prémio de Excelência Desportiva do Comité Olímpico de Portugal e a Medalha de Ouro do Município de Rio Maior.
Padrinho
Fernando Mamede
O HOMEM DOS RECORDS
Nascido em Beja em 11 de Novembro de 1951, Fernando Mamede sempre foi um apaixonado pelo desporto, e o seu grande sonho era ser futebolista profissional. Mas foi no atletismo que se distinguiu como o melhor “pistard” do mundo da sua época. Nas provas de Pista foi três vezes Campeão de Portugal nos 1500m e outras tantas nos 10000m. No Corta Mato foi seis vezes Campeão Nacional.
Ajudou o Sporting a conquistar 9 Taças dos Campeões Europeus de Corta-Mato, competição que ganhou individualmente 2 vezes, entre muitos outros títulos nacionais e regionais que o Clube venceu com sua sempre importante participação,
fosse no Corta-Mato, na Pista ou na Estrada, entre os quais se destacam 16 Campeonatos Nacionais de Crosse, 14 Campeonatos Nacionais de Atletismo e 16 Estafetas Cascais-Lisboa. Fez parte de várias equipas do Sporting que nessa altura participaram na Taça dos Campeões Europeus de Atletismo, competição onde ganhou 4 vezes os 10.000m, 2 vezes os 5.000m e 3 vezes os 1.500m.
O momento mais alto da sua carreira aconteceu em Estocolmo no dia 2 de Julho de 1984, quando após um enorme despique com Carlos Lopes, bateu o Recorde Mundial dos 10.000m fixando-o em 27,13,81m, uma marca só seria melhorada 5 anos depois, pelo mexicano Arturo Bárrios, e que perduraria como Recorde da Europa ainda mais 10 anos, até ser batida por António Pinto.
Representou Portugal em 15 edições dos Campeonatos do Mundo de Corta Mato
e foi precisamente nesta prova que em 1981 conquistou a sua única medalha em competições internacionais, ao terminar na 3ª posição no Mundial de Madrid 84.
Foi recordista de Portugal de todas as distâncias do meio-fundo curto e médio (800. 1.500, 3.000, 5.000 e 10.000m), batendo os seus próprios recordes sucessivamente, num total de 27 vezes.
Participou nos Jogos Olímpicos de Munique 72, Montreal 76 e Los Angeles 84 nas provas de 800, 1.500, 10.000 metros e Estafeta 4x400m. Foi declarado Sócio de Mérito da Associação de Atletismo de Lisboa e da Federação Portuguesa de Atletismo, recebeu as Medalhas de Prata das Cidades de Beja e Lisboa e foi condecorado com as Medalhas de Mérito Desportivo e de Honra ao Mérito Desportivo e com a Ordem do Comendador.
2017
Vanessa Fernandes
Filha do ciclista Venceslau Fernandes, aos 15 anos ingressou no Centro de Alto Rendimento do Jamor, onde preparou toda a sua carreira.
Actualmente conta com 21 vitórias em Taças do Mundo de Triatlo, record absoluto em termos mundiais. Foi oitava no triatlo olímpico dos Jogos Olímpicos de Atenas e, em 2006, chegou à primeira posição do ranking mundial de triatlo, renovando o marco em “casa” no dia 6 de maio de 2007.
Em 2008, nos Jogos Olímpicos de Pequim, terminou a prova de triatlo em segundo lugar, conquistando a medalha de prata, tornando-se assim a primeira triatleta portuguesa a conseguir uma medalha olímpica.
A triatleta está, actualmente, a preparar o seu regresso à competição ao mais alto nível tendo como objetivo o apuramento para os Jogos Olímpicos de Tokyo 2020.
Foi feita Oficial da Ordem do Mérito a 8 de Março de 2004, tendo sido elevada a Comendadora da mesma ordem a 13 de Julho de 2016. A 27 de Maio de 2015, foi feita Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique.
2016
Madrinha
Carla Sacramento
Carla Cristina Paquete Sacramento nasceu em 10 de Dezembro de 1971 e bem cedo revelou todo o seu talento para a prática do atletismo, nomeadamente no setor de meio-fundo. Representou o Sporting CP, o SL Benfica e o Maratona CP e envergou o equipamento da seleção nacional nos principais palcos competitivos mundiais, tendo sido campeã da Europa e campeã do Mundo em 1500 m em pista e tendo participado
em 4 Jogos Olímpicos e 6 Campeonatos do Mundo consecutivos.
Para além do quadro de medalhas e recordes que aqui publicamos, Carla Sacramento registou excelentes desempenhos nos Jogos Olímpicos de Atlanta 96 (6ª) e Sydney 2000 (10ª), tendo sido semifinalista em Barcelona 92 e Atenas 2004. Em termos de Campeonatos do Mundo foi 4ª no Mundial Junior Plovdiv 90, 4ª no Mundial Edmonton 91, 4ª no Mundial Indoor Lisboa 2000, 5ª no Mundial Sevilla 99. Foi ainda 7ª classificada nos Campeonatos do Mundo de Corta-Mato Vilamoura 2000 e Ostende 2001. Uma carreira recheada de grande valor atlético, altíssimo rendimento desportivo, fair play, simplicidade e abnegação.
Uma referência para os mais novos e um exemplo a seguir.
Atualmente vive em Madrid e é diplomada pelo Magistério de Educación Física da Universidade Autonómica de Madrid, dando aulas de educação física no Colégio Peñalvento, sendo também treinadora de atletismo do Clube Peñalvento.
Padrinho
Francis Obikwelu
Francis Obirah Obikwelu GOIH (Onitsha, Nigéria, 22 de novembro de 1978) é um atleta nascido na Nigéria naturalizado português em outubro de 2001, especializado nos 100 e 200 metros. É o recordista nacional dos 100 e 200 metros com 9.86 segundos e 20.01 segundos, respectivamente. Os 9.86 segundo aos 100 metros também constituem o Recorde da Europa. Nos Jogos Olímpicos de Atenas em 2004, arrecadou a medalha de prata, sendo o primeiro velocista português a ganhar uma medalha a nível internacional.
A nível europeu, sagrou-se campeão dos 100 metros em nos Campeonatos da Europa de Munique 2002 e Gotemburgo 2006. Em 2006 foi eleito o Atleta Europeu do Ano pela Associação Europeia de Atletismo.
Obikwelu radicou-se em Portugal com 16 anos, depois de participar no Campeonato do Mundo de Júniores de Atletismo, realizado no estádio Universitário de Lisboa, em
1994. Depois de ser rejeitado pelo Benfica e pelo Sporting, Francis foi trabalhar para a construção civil no Algarve. Decidiu aprender o português e a sua professora ajudou-o nos contactos com o Clube de Futebol Os Belenenses, onde recomeçou a correr. Continuou no entanto a competir pelo seu país de origem até ao ano 2000 (em 1996 sagrou-se campeão do mundo de juniores, já a viver em Lisboa sob a orientação do treinador português Fausto Ribeiro).
Francis Obikwelu tornou-se um cidadão português em Outubro de 2001. Representa o Sporting desde o início do novo milénio. A 27 de Maio de 2015, foi feito Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique.
2015
Carla Sacramento
Carla Cristina Paquete Sacramento nasceu em 10 de Dezembro de 1971 e bem cedo revelou todo o seu talento para a prática do atletismo, nomeadamente no setor de meio-fundo. Representou o Sporting CP, o SL Benfica e o Maratona CP e envergou o equipamento da seleção nacional nos principais palcos competitivos mundiais, tendo sido campeã da Europa e campeã do Mundo em 1500 m em pista e tendo participado
em 4 Jogos Olímpicos e 6 Campeonatos do Mundo consecutivos.
Para além do quadro de medalhas e recordes que aqui publicamos, Carla Sacramento registou excelentes desempenhos nos Jogos Olímpicos de Atlanta 96 (6ª) e Sydney 2000 (10ª), tendo sido semifinalista em Barcelona 92 e Atenas 2004. Em termos de Campeonatos do Mundo foi 4ª no Mundial Junior Plovdiv 90, 4ª no Mundial Edmonton 91, 4ª no Mundial Indoor Lisboa 2000, 5ª no Mundial Sevilla 99. Foi ainda 7ª classificada nos Campeonatos do Mundo de Corta-Mato Vilamoura 2000 e Ostende 2001. Uma carreira recheada de grande valor atlético, altíssimo rendimento desportivo, fair play, simplicidade e abnegação.
Uma referência para os mais novos e um exemplo a seguir.
Atualmente vive em Madrid e é diplomada pelo Magistério de Educación Física da Universidade Autonómica de Madrid, dando aulas de educação física no Colégio Peñalvento, sendo também treinadora de atletismo do Clube Peñalvento.